A motilidade digestiva é uma área de atuação da gastroenterologia que estuda o funcionamento do tubo digestório. No nosso serviço estudamos o movimento e a função do esôfago e da região Anal. Muitas queixas tais como, azia, queimação, refluxo, muitos gazes, dificuldade para engolir ou evacuar podem ser persistentes mesmo em pacientes que já se submeteram a muitos exames normais (endoscopia, colonoscopia e ultrassom) e/ou tratamentos. E por que isto acontece? Porque o problema pode ser da função do órgão. Os resultados pode trazer informações relevantes, melhorando a qualidade de vida do paciente. Pesquisamos também intolerâncias alimentares e super crescimento bacteriano do intestino delgado através de testes respiratórios utilizando o H2 expirado.

Fique por dentro
01.

Interface da má absorção da frutose e depressão: revisão sistemática da literatura Interface between fructose malabsorption and depression: systematic review of the literature.

http://www.abran.org.br/RevistaE/index.php/IJNutrology/article/download/182/175

Fique por dentro
02.

A doença celíaca como causa de infertilidade feminina: uma revisão sistemática / Celiac disease as a cause of women infertility: a systematic review.

http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2015/v43n5/a5318.pdf

Fique por dentro
03.

Efetividade do tratamento osteopático na qualidade de vida e na percepção dos sintomas de pacientes com doença de refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento medicamentoso. Osteopathic treatment effectiveness in quality of life and perception of patients with symptoms of reflux disease refractory gastroesophageal treatment drug.

http://sbhepatologia.org.br/pdf/2015_edicao1_artigo2.pdf

Fique por dentro
04.

Açúcar das frutas pode causar intolerância e afetar pessoas com doença rara; entenda:

Fique por dentro
05.

Tireotoxicose factícia causada pelo uso de suplementos alimentares e produtos naturais Factitious thyrotoxicosis caused by dietary supplements and herbals.

http://www.abran.org.br/RevistaE/index.php/IJNutrology/article/download/157/166

Fique por dentro
06.

Há lugar para o uso de probióticos na saúde bucal? Is there use for probiotics in oral health? Systematic Review.

http://www.inpn.com.br/InPerio/Artigo/Index/22099

Canal Youtube Dra. Vera Ângelo

Entrevistas

Intolerância a Lactose

Temos observado um número crescente de pacientes com suspeita ou diagnóstico de intolerância a lactose. Dor e distensão abdominal, além de gases em excesso, são alguns dos sintomas.

Quer saber um pouco mais, clique aqui.

Aprenda um pouco sobre intolerância a frutose

Até alguns anos atrás seria impensável falar em intolerância a frutose. Destacamos que a frutose é um carboidrato presente não só nas frutas, mas no mel e em vários produtos alimentícios.

Saiba mais clicando no link.

Mau hálito

Segundo a Associação Brasileira de Halitose, 30% da população brasileira tem este problema. A halitose não é uma doença, mas pode sugerir algum problema. O diagnóstico é simples, desde que realizado por um dentista especializado. Quer saber mais? Visite http://www.horal.com.br ou click no link abaixo:

Mau hálito – Parte 1

Mau hálito – Parte 2

Mau hálito – Parte 3