Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso) e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Além da inspeção da superfície intestinal, a colonoscopia permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no esclarecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia e, entre eles, o mais frequente é a polipectomia (remoção de pólipos).
Exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. È realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. Rotineiramente utilizamos anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e sedação venosa (que oferece maior comodidade e tolerância ao procedimento).
A manometria Anorretal permite a avaliação funcional do aparelho esfincteriano do ânus e da sensibilidade retal, indicado principalmente nos distúrbios da continência ou evacuação.
A manometria do esôfago é indicada para o estudo da motilidade esofágica. Atualmente realizamos a manometria esofágica convencional e de alta resolução, esta última mais moderna e eficiente.
A pHmetria do Esôfago é utilizada para diagnóstico do refluxo de ácido do conteúdo gástrico para o esôfago. O paciente pode ter sintomas típicos (azia, queimação, regurgitação) ou atípicos (tosse, pigarro, rouquidão, desgaste de esmalte dentário, sinusite, despertares noturnos, entre outros).
A impedanciometria esofágica é uma monitorização por cerca de 24 horas do pH esofágico ou gástrico. Pode ser feita com ou sem o uso de medicamentos como (omeprazol, Lansoprazol, esomeprazol). O médico do paciente é que informará como deverá ser feito o exame.
A medida do tempo de trânsito colônico total e segmentar é utilizada para avaliação da motilidade do intestino grosso através de marcadores radiopacos.
Os testes respiratórios são exames que permitem vários diagnósticos apenas com o sopro de ar em um aparelho específico e podem ser realizados para lactose, frutose, sacarose, sorbitol e supercrescimento bacteriano do intestino delgado.